As caldeiras são equipamentos de extrema importância para o sector domestico, isso já é tido como um facto por todos do sector. O que não é tido como facto por todos é a ideia de que as caldeiras precisam de manutenção regular. Esse tipo de negligência acaba levando a problemas desnecessários que poderiam ser evitados se os devidos cuidados tivessem sido tomados no momento certo. Mas antes de aprofundar o assunto, vamos deixar uma coisa clara para os desavisados…
O Que São Caldeiras?
Caldeiras nada mais são do que equipamentos bastante usados no sector domestico que tem como propósito gerar vapor. Existem dois tipos de caldeiras, as fogotubulares e as aguatubulares. As caldeiras fogotubulares são um tipo de caldeira onde a água é vaporizada na parte exterior das tubulações. Enquanto que as caldeiras aguatubulares são um tipo de caldeira onde a água circula dentro dos tubos.
Dito isso, vamos aos motivos para efetuar a manutenção das caldeiras com frequência.
Caldeiras São Equipamentos Como Qualquer Outro
Imagine o seguinte, você tem um televisão de última geração em casa. Só que ela é usada 24 horas por dia, 7 dias por semana. O que você acha que vai acontecer com essa televisão com o passar do tempo?
Cedo ou tarde a mesma vai apresentar algum defeito. Não estamos sugerindo que as caldeiras do sector domestico são usadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que quero dizer é que qualquer equipamento muito usado apresentará um defeito cedo ou tarde se não houver os devidos cuidados. E as caldeiras que estamos falando são bastante usadas.
Caldeiras São Sujeitas A Corrosões
Caldeiras são equipamentos que ficam expostos a uma variação de temperatura muito grande. Além disso, caldeiras não lidam apenas com água e vapor, outras substâncias interagem com as caldeiras. Isso tudo deixa esse tipo de equipamento sujeito a corrosões com o passar do tempo de uso.
Caldeiras Podem Acumular Substâncias
Seria tudo muito simples se as caldeiras interagissem apenas com água mas não é assim que funciona. Como já destacamos, caldeiras interagem com diversas substâncias, algumas delas ficam acumuladas em suas estruturas, o que pode levar a danos.
Conclusão
Agora você sabe quais são as razões para fazer a manutenção das caldeiras. Tenha em mente que como qualquer outro equipamento, as caldeiras terão um tempo de vida útil maior se passarem por manutenções com frequência.